Ração do Dória (Farinata) – Nota de repúdio!!!

O Sindicato dos Nutricionistas no Estado da Bahia- SINDNUT BAHIA, em consonância com outras entidades de Nutrição que já se pronunciaram, repudia o projeto Alimento para Todos, ou Farinata ou “Ração do Dória” como ficou conhecido, lançado em 8 de outubro, pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a ONG Plataforma Sinergia. O aludido projeto alega que combaterá o desperdício de alimentos e a fome no município paulista e ainda pondera que o alimento in natura e minimamente processado pode ser substituído por uma fórmula ultra processada a partir de alimentos que estão em datas críticas de seu vencimento ou fora do padrão de comercialização.

Até o momento nada se sabe sobre a composição química e/ou nutricional da referida Farinata e não foram apresentados estudos científicos que demonstrem benefícios e/ou riscos da mesma. Porém, o que foi demonstrado é que as empresas doadoras desses insumos alimentícios podem receber isenção de impostos e outros benefícios fiscais. Assim, tal projeto, se concretizado como proposto, atenta contra o direito à alimentação, assegurado no artigo 6º da Constituição Federal, e aos princípios da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), defendidos pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), instituída no Brasil desde 2006.

O SINDNUT BAHIA conclama a categoria e toda sociedade para combater ações que violem o direito à alimentação e propõe que a luta pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e soberania alimentar seja contínua!!

Deixe seu Comentário